quinta-feira, 10 de junho de 2010

PIB ou PNB?

Uma das confusões em torno do PIB é a que mistura taxas trimestrais de crescimento, divulgadas periódicamente pelo IBGE com taxas anuais. A taxa trimestral mede o crescimento do PIB numtrimestre em relação ao trimestre anterior e se constitui na ma medida mais proximada develocidade corrente de crescimento do PIB. Essa taxa é anualizada, ou seja, indica o quanto o PIB cresceria no ano todo se sua velocidade de expansão continuasse a mesma. Para se evitar confusões no tratamento das variações do PIB deve-se sempre tomar a base inicial da medida como 100, e aplicar sobre ela os índices de crescimento divulgados. Isso permite visualizar corretamente o fenômeno em curso. Outra confusões se dá entre os conceitos de Produto Interno Bruto -PIB e Produto Nacional Bruto-PNB. Nos Estados Unidos, o conceito preferido é o de PNB, e por isso êle aparece nos principais livros de macroeconomia. Na Grã Bretanha e no Brasil , é mais usado o PIB. Qual a diferença entre os dois conceitos? O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar asrecebidas do exterior, daí o qualificativo de "interno." O PNB considera as rendas recebidas doexterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países,daí o qualificativo "nacional." No caso do Brasil, o PNB é menor do que o PIB porque uma parcela da ordem de 3 por cento doPIB brasileiro não é usufruída por brasileiros e sim enviada ao exterior na forma de lucros,dividendos e juros do capital estrangeiro. Assim, a renda interna bruta é de fato menor do que PIB. Nos Estados Unidos, ao contrário, o PNB é maior do que PIB porque as rendas obtidas pelas empresas americanas no exterior e enviadas aos Estados Unidos na na forma de remessa delucros e dividendos, são consideradas parte do PNB americano. Portanto: O PIB, descontado dessa renda enviada ao exterior, ou somado à renda recebida do exterior é chamado PNB. O conceito de PNB, por esse motivo, está mais próximo ao conceito de Renda Nacional. O Produto Nacional Bruto, descontadas as perdas por depreciação, é exatamente igual à Renda Nacional Líquida. Assim:
PIB - Renda enviada ao exterior + Renda recebida do exterior = PNB - Depreciação = Produto Nacional Líquido = Renda Nacional Liquida. Renda Nacional Líquida/População = renda per capita.
.......................................
Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa, essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não-economicamente ativa ou mesmo inativa. No caso especifico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo. No Brasil, oshomens representam 58% e asmulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia. Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário. O setor secundário, por outro lado, teve um grande crescimento devido os fatores anteriormente citados, essa crescente perdurou até os anos 80, logo apresentou uma queda proveniente das crises econômicas que assolou o país nesse período, a modernização desse setor retira muitos postos de trabalho. O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação. Mundo Educação »Geo grafia » Geografia humana do Brasil » População economicamente ativa do Brasil Em demografia, por taxa de natalidade deve entender-se o número de crianças que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área. Atualmente, o quese verifica é uma queda global dos índices de natalidade. Dado que a fertilidade feminina ou masculina (ou de um casal) não é o único factor que determina o umento/diminuição desta taxa, deve-se ter em conta uma série de outros fatores que estão relacionados com esse aumento/diminuição: sociais, fisiológicos e outros. Deste modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condições médicase econômicas), enquanto que nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade é, emgeral, superior face ao desconhecimento ou não-divulgação de métodos contraceptivos e à tendência para seguir tradições familiares e religiosas.
_____________________Taxa de natalidade: corresponde a relação entre o número de nascimentos ocorridos emum ano e a população absoluta, o resultado em geral é expresso por mil. A natalidade é ligada a vários fatores como por exemplo qualidade de vida da
população, ou ao fato de ser uma população rural ou urbana. As taxas de natalidade no Brasil caíram muito nos últimos anos, isso se deve em especial ao processo de urbanização que gerou transformações de ordem sócio-econômicas e culturais na população brasileira.
______________________________________
Taxa de mortalidade: corresponde a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado é expresso por mil. Assim como a natalidade, a mortalidade está ligada em especial a qualidade de vida da

Nenhum comentário:

Postar um comentário